Cruz Preciosa. Ouro, prata e diamantes

No contexto das celebrações do Centenário das Aparições, a Casa Leitão criou a “Cruz Preciosa” em Ouro, prata e diamantes, inspirada na Coroa Preciosa da imagem de Nossa Senhora de Fátima, da Capelinha das Aparições. A cruz de desenho moderno, é trabalhado nas três dimensões recorrendo a linhas suaves e fluidas. No centro, cavado no seu interior, destaca-se em relevo, a escultura em ouro da Coroa Preciosa, rodeada pela luz de 13 diamantes.

A Coroa Preciosa

No ano de 1941, sendo Portugal país neutral, um grupo de portugueses deu corpo a uma iniciativa que culminou num movimento nacional destinado a manufaturar uma coroa de rainha dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Pediam-se unicamente joias, de forma a concretizar a coroa diretamente com as dádivas de cada um. Neste contexto e utilizando exclusivamente o ouro, prata e pedras preciosas, generosamente oferecidas, a Casa Leitão criou e manufaturou graciosamente, em 1942, a Coroa de Nossa Senhora de Fátima, atualmente a mais notável obra de joalharia do século XX português.

As coroas de Nossa Senhora de Fátima são coroas de rainha. Têm oito hastes que partem da base da coroa e que convergem num orbe encimado por uma cruz. Historicamente reis e rainhas eram-no por vontade divina, simbolizada na coroação pela heráldica da coroa.

Ficha técnica:

Cruz Preciosa
Peso em prata 925/10006,85gr*
Peso em ouro 800/10000,5gr*
Diamantes VS, G-H com peso de 0,10ct*13 unid.
Medidas
Cruz: 26 x 36 mm *
Fio: 40 cm *

*Peso e dimensões aproximadas