Imagem de Nossa Senhora de Fátima com Coroa Preciosa e Manto de Diamantes. Ouro, prata e pedras preciosas

A poucos anos das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria, a Casa Leitão & Irmão adere a tão significativa efeméride recriando, em prata, ouro e pedras preciosas, a famosa Imagem coroada da Capelinha.

Para reproduzir fielmente uma pequena Imagem de Nossa Senhora de Fátima, a Leitão & Irmão recorreu aos moldes originais – moldes que estão na posse de Luciano Thedim, sobrinho e discípulo de José Ferreira Thedim, cuja oficina de santeiro se encontra em Nogueira da Maia.

Assim, a partir dos moldes de 1920, Luciano Thedim talhou, em madeira de cedro do Brasil, a mesma peça da Capelinha das Aparições, mas numa dimensão reduzida, para se poder reproduzir em joalharia. Os trabalhos de reprodução em prata dessa escultura de madeira foram desenvolvidos em 2012/2013, recorrendo a uma técnica de fabrico – patenteada por Leitão & Irmão – que permite assegurar a perfeita reprodução da madeira para a prata.

Os diamantes no manto reproduzem os espelhos presentes na imagem original de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições.

No que se refere à coroa, foi também utilizado o molde original de 1942 da Coroa Preciosa manufaturada na oficina da Casa Leitão, de modo a permitir o máximo de fidelidade possível na reprodução em miniatura da mesma.

A Coroa Preciosa, usada pela imagem de Nossa Senhora nos dias de aniversário das aparições, é manufaturada em ouro, tendo cravadas uma diversidade de pedras preciosas: diamantes, rubis, safiras, esmeraldas, ametistas, turquesas e pérolas. A globalidade destes materiais preciosos estão cuidadosamente reproduzidos na representação em miniatura.

Todos os trabalhos de joalharia para a realização destas Imagens coroadas de Nossa Senhora decorreram na secular oficina da Casa Leitão & Irmão – exactamente o mesmo local onde, em 1942, foram realizadas as coroas originais.

A tradição da Casa Leitão & Irmão – antigos joalheiros da Coroa, desde os finais do século XVIII – saiu plenamente reforçada, em 1942, com a conceção e realização da coroa de Nossa Senhora de Fátima.

A 13 de Maio de 1981, João Paulo II sofre um atentado na Praça de S. Pedro, no Vaticano, atribuindo a Nossa Senhora de Fátima o motivo da sua salvação. Em 1984, em Roma, o Papa ofereceu ao Bispo de Leiria a bala que o atingiu. Curiosamente, na manufatura original da coroa, em 1942, no ponto onde estão unidas as oito hastes de rainha, forma-se um vazio, perfeitamente adequado ao calibre da bala, onde esta foi colocada, em 1989.

Ficha técnica:

Escultura manufacturada em prata, ouro e pedras preciosas
Peso em prata 925/1000550gr*
Peso em ouro 800/10002gr*
Descrição e número de pedras preciosas
Diamantes39
Pérola1
Coroa manufacturada em ouro e pedras preciosas
Peso em ouro 800/100021gr*
Descrição e número de pedras preciosas
Ametista1
Diamantes66
Esmeraldas12
Pérola1
Rubis12
Safiras18
Turquesa1
Peso em pedras preciosas no conjunto1,70cts*
Medidas
Escultura: 62 x 42 x 200 mm *
Coroa: Ø 25 mm x 44 mm *

*Peso e dimensões aproximadas